IGREJA PAROQUIAL
DE SÃO PEDRO DE ALMARGEM DO BISPO
SÃO PEDRO DE ALMARGEM DO BISPO
No sopé da povoação, pitorescamente situada no extremo do Concelho de Sintra, eleva-se este esquecido, mas notável templo quinhentista (segunda metade do século XVI). A porta principal, a cujo corpo se adossam duas estreitas colunas estriadas é de mármore branco. O amplo e claro interior, de três naves divididas por arcos apoiados em colunas toscanas, estas ainda com algumas das pinturas decorativas do século XVII (ornatos vários, máscaras, o Agnus Dei, etc.), é enriquecido pelos azulejos de tapete seiscentistas que forram as paredes, do que imediatamente resulta um belo efeito de conjunto. Na parede do lado da Epístola, pequenos painéis de azulejos policromos. Segue-se o altar de S. Miguel, de mármore, com a respectiva tela setecentista. Na parede fronteira, o altar privilegiado de N. S. da Conceição, com inscrição datada de 1687. Passada a teia de balaústres de mármore rosado, ladeia o arco triunfal um pequeno e interessante altar de mármores embutidos (do século XVII).
As paredes e a própria abóbada da capela-mor são forradas de azulejos de mais de um padrão, do século XVII. O retábulo de talha, de começos do mesmo século, compõem-se de quatro colunas coríntias caneladas e de um grande e posterior sacrário. Coroam-no três pinturas em madeira. A Coroação da Virgem ocupa o medalhão do centro e nas aletas distribui-se a Anunciação.
Observe-se ainda o púlpito, alto e circular, de mármores com balaústres assente em forte sucedâneo em forma de urna, e bem assim a pia baptismal oitavada, invulgar em tal época, com pequenos lavores nas suas faces.