QUEM SOMOS
Num extremo do concelho de Sintra, entre os concelhos de Mafra e Loures, em plena zona agrícola, situa-se a Freguesia de Almargem do Bispo. É muito extensa em termos geográficos, com cerca de 37 km2 e de 8983 habitantes (segundo dados dos Censos 2011).
É constituída por 10 povoações: Albogas, Almornos, Almargem do Bispo, Aruil, Camarões, Covas de Ferro, Dona Maria, Negrais, Sabugo e Vale de Lobos, e 6 pequenos lugares: Alfouvar, Mastrontas, Olival Santíssimo, Olelas, Pedra Furada e Santa Eulália.
Fontes escritas setecentistas registram a vocação agrícola do território, devido à fertilidade do solo.
Esta característica está quase a desaparecer devido à influência das zonas industriais de Sabugo, Negrais e Pêro Pinheiro e à influência da proximidade da capital. No entanto, em Almargem do Bispo, Aruil e Albogas ainda se produz grande parte das hortaliças que abastecem os mercados de Lisboa, Sintra e Cascais. Nota-se, portanto, um misto de ruralidade, meio fabril e urbano.
A PARÓQUIA
Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
1Cor 12-14